Lentes Prismáticas

Alfaiate dos Óculos – Lentes Prismáticas

Um prisma ótico é uma lente que ao olhar através dela, se observa um deslocamento aparente do objeto que se fixa.

As propriedades mais importantes dos prismas oftálmicos são a potência de desviação (medida em dioptrias) e a direção e sentido do desvio. A função prismática da lente oftálmica pode ser acompanhada de correção de defeitos refrativos do utilizador.

Os prismas podem ter um objetivo compensador ou comportamental (prismas gémeos ou posturais).

Os prismas compensadores utilizam-se:

  • Quando há dificuldade no alinhamento dos eixos visuais, os quais provocam dores de cabeça, tonturas e/ou visão dupla (diplopia)
  • Em estrabismos, para compensar o desvio do olho estrábico ou para proporcionar um estímulo para conseguir uma alteração da visão binocular.

Os prismas posturais são utilizados para modificar a percepção do espaço levando o paciente a mudar sua postura visual, corporal e a realizar mudanças no seu comportamento em geral.

Dentro deste grupo estão ainda os prismas gémeos (recebem este nome porque se prescrevem em potência e base igual em ambos os olhos). Utilizam-se para tratar problemas de visão binocular, miopias de aparição recente e em casos de lesões cerebrais e traumatismos crânio-encefálicos.

Através de uma análise global e de um estudo pormenorizado, é possível determinar quando um paciente pode beneficiar da aplicação de lentes oftálmicas prismáticas para resolver alguma destas disfunções.

A idade de início do tratamento é fundamental, porque quanto mais tarde for realizado o diagnóstico e se iniciar a terapia, menores são as possibilidades de recuperação visual devido à menor elasticidade do sistema visual da criança. Geralmente, após dez anos, é mais difícil de tratar, mas em muitos casos, é conseguido um ganho visual aceitável.

No Alfaiate dos Óculos, dispomos dos meios técnicos adequados e dos profssionais especializados para o diagnóstico e aplicação de lentes prismáticas.