Tonometria

A tonometria é um exame oftalmológico com o intuito de medir a pressão intraocular. Deve ser realizado periodicamente para o acompanhamento e para o diagnóstico prévio de complicações da visão.

A pressão intraocular verifica-se no Humor Aquoso, fluido que se situa entre a Córnea e o Cristalino. Esta necessita estar sempre em níveis normais, pois se estiver elevada, as células nervosas dos olhos podem ser comprimidas a ponto de perderem as funções e causar cegueira.

Medir a pressão intraocular é, portanto, extremamente importante. O glaucoma é a principal complicação médica passível de diagnóstico através de uma tonometria. Esta doença provoca lesões sérias no nervo ótico e caso não seja tratada pode originar cegueira.

É um exame de rotina que é indicado, principalmente, para pessoas com idade mais avançada. Através dele é possível monitorizar a pressão intraocular, permitindo o diagnóstico de doenças da visão, com o glaucoma.

A pacientes com suspeita de glaucoma e com histórico familiar de doenças oculares é indicada a realização da tonometria, com regulariedade.